Dicas

Dicas para assentamento

Ao receber as placas cerâmicas, verifique se todas as embalagens contêm os mesmos códigos de tonalidade, qualidade, tamanho e lote e verifique a conformidade do produto, retirando as peças de embalagens diferentes, e montando um painel no chão. Com a luminosidade adequada, observe a uma distância de 1 m, se as placas apresentam defeitos aparentes, como diferenças de tonalidade (peças não uniformes), defeitos visuais (trincas, desbocados) e diferenças geométricas (esquadro, tamanho). Separe as peças com pequenos defeitos para acabamentos.

Em caso do número de defeitos ultrapassar os 5 % permitidos pela ABNT NBR 13006:2020, anexo K, NÃO ASSENTE O PRODUTO, ligue para o telefone 019 3545- 8660 para que o nosso SAC dê as orientações necessárias e tome providências o mais rápido possível.

Após a verificação inicial, os produtos devem ser estocados em locais planos e firmes, protegidos do sol, da chuva e de fontes de umidade. Não molhe as placas cerâmicas antes de assentar.

Utilize argamassa colante AC I para paredes e pisos internos e AC II, para pisos externos e calçadas ( para os formatos 74,5 x 74,5 / 75,5 x 75,5 / 38 x 74,5 / 39 x 75,5 / 18,5 x 114,5 utilizar apenas argamassa AC II também para parede e pisos internos ), jamais utilize misturas caseiras, pois elas não produzem a aderência necessária entre a peça e a base, utilize desempenadeira dentada de 8 mm x 8 mm x 8 mm.

Antes de utilizar a argamassa, leia todas as instruções do fabricante, principalmente sobre armazenagem, tempo em aberto, data de validade e instruções para o preparo.

Antes do assentamento das placas cerâmicas, verifique se a base, ou seja, a alvenaria / emboço ou o contra-piso está:

  • Alinhada, plana, no prumo, com a superfície áspera, limpa e isenta de graxas, ceras, etc;
  • Curada, se a base for nova (a cura mínima é de 14 dias para o emboço ou o contra-piso e 28 dias no caso do concreto);
  • Livre de fontes de umidade e impermeabilizada, quando necessário como no box de banheiro e áreas externas.

Após o assentamento, aguarde 72 horas para iniciar o rejuntamento, não permitindo tráfego no local. Mantenha as juntas cheias e lisas.

Compre 10 % (20 % em caso de assentamento diagonal) a mais para recortes, acabamentos ou possíveis reparos, pois alterações de tonalidade ou formato ( ou mesmo retirada do produto de linha ) podem ser feitas pela empresa sem qualquer aviso prévio.

 

1. Passo a passo para o assentamento:

1.1 Espalhar a argamassa com a desempenadeira, formando depois cordões, utilizando sempre o método de dupla colagem.

1.2 Posicionar as peças usando espaçadores plásticos de 5 mm ( 2 mm para retificados ) . Na parede, começar pela 2ª fiada, com o auxílio de uma régua de madeira.

1.3 Bater firme com um martelo de borracha, para amassar os cordões. Nivelar com a ajuda de uma tábua e martelo de aço.

1.4 Verificar sempre o alinhamento, ajustando as peças se for necessário.

1.5 Na parede, fazer a 1.ª fiada, com os devidos ajustes com o piso.

1.6 Limpar a argamassa de cima das peças, com um pano e água.

1.7 Rejuntar após 72 horas, usando uma espátula de borracha, deixe as juntas lisas e cheias.

1.8 Limpar bem. Não usar ácidos, eles corroem o esmalte.

 

Em caso de dúvidas, siga as seguintes Normas referentes ao revestimento com placas cerâmicas e com a utilização de argamassa colante: ABNT NBR 13753 – Revestimento de piso interno ou externo ABNT NBR 13754 – Revestimento de paredes internas NBR 14081-1 a NBR 14081-5 – Normas de argamassa

 

2. Dicas de manutenção:

2.1 Nossos produtos, principalmente os brilhantes, podem ser riscados por minerais ou metais mais duros do que a superfície vidrada, como pedras e areia. Por isso proteja o produto durante o assentamento até o término da obra, para evitar danos provenientes da areia, entulho ou arraste de objetos pesados. Durante o uso proteger os ambientes utilizando dispositivos para limpeza do solado de calçados, como capachos, por exemplo, evite arrastar os móveis ou objetos pesados.

 

2.2 Em produtos rústicos ou granilhados, aplicar cera líquida incolor na superfície para facilitar a limpeza, Ao preencher as juntas, limpar imediatamente a superfície. Durante o uso pode ocorrer aderência de resíduos com mais facilidade e apresentar manchas por acúmulo de sujeira, por isso nesses casos, mantenha limpeza frequente, evitando que haja encardimento.

2.3 Evite quedas de objetos pesados e pontiagudos para que não ocorram lascamentos.

2.4 Não utilize ácido na limpeza, utilize apenas água limpa e sabão neutro.

 

3. Dicas para manter a garantia

3.1 Atender as Normas Técnicas de instalação das placas cerâmicas para revestimentos, ABNT NBR 13753 e ABNT NBR 13754.

3.2 Contratar profissionais especializados e habilitados para o serviço.

3.3 Não utilizar ácidos na limpeza.

Utilizamos cookies e tecnologias, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.